quarta-feira, 24 de março de 2010

Autoridades participam da solenidade de abertura da FeniCafé


Nilvado Ribeiro, presidente da ACA, Lucas Tadeu Ferreira, do Decaf (Departamento de Café do Mapa), José Geraldo Eugênio, secretário executivo da Embrapa, Mirian Terezinha, gerente adjunta da Embrapa Café, Dr. Ricardo , diretor executivo do Banco do Brasil, Gilman Viana, secretário de Agricultura do Estado de Minas Gerais, o deputado federal Silas Brasileiro, o deputado José Fernando de Oliveira, Gulherme Braga do Cecafé, João Roberto Puliti, diretor da Faemg, Francisco Sérgio de Assis, presidente da Federação do Café do Cerrado, deputado Marcos Pontes, Major Ailton Donizete de Souza, Túlio Rodrigues de Souza, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Carlos Aberto Paulino, da Coouxupé, Eunice Mendes, presidente da Camara de vereadores de Araguari, prefeito de Araguari, Marcos Coelho, Alysson Paulinele, ex-ministro da Agricultura, Coronel André Luiz Stangl Risse, comandante do 10º. Batalhão de Engenharia de Construção do Exército Brasileiro
Foi aberta oficialmente nesta quarta-feira(24), em Araguari, no Triângulo Mineiro, a 15ª. Feira de Irrigação em Café do Cerrado, a Fenicafé 2010. O evento, que segue até sexta-feira (26), no Pica-Pau Country Clube, congrega simultaneamente mais dois eventos: o XIV Encontro Nacional de Cafeicultura do Cerrado e o XI Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada. Na programação, palestras com foco voltado para a cafeicultura irrigada e para a crise que assola a cafeicultura brasileira. Paralelamente ao evento, está sendo realizada uma mega exposição, que abriga 60 expositores, 38 internos e 22 externos, onde serão disponibilizadas as novidades em produtos e serviços voltados para o setor.
Promovido pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) - Café do Cerrado Brasil, a Fenicafé conta com o apoio da Embrapa/Café - Prefeitura Municipal de Araguari e Sebrae/MG.
Autoridades nacionais, relacionadas ao setor cafeeiro, participaram da abertura, dentre elas destaca-se, Nilvado Ribeiro, presidente da ACA, Lucas Tadeu Ferreira, do Decaf (Departamento de Café do Mapa), José Geraldo Eugênio, secretário executivo da Embrapa, Mirian Terezinha, gerente adjunta da Embrapa Café, Dr. Ricardo , diretor executivo do Banco do Brasil, Gilman Viana, secretário de Agricultura do Estado de Minas Gerais, o deputado federal Silas Brasileiro, o deputado José Fernando de Oliveira, Gulherme Braga do Cecafé, João Roberto Puliti, diretor da Faemg, Francisco Sérgio de Assis, presidente da Federação do Café do Cerrado, deputado Marcos Pontes, Major Ailton Donizete de Souza, Túlio Rodrigues de Souza, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Carlos Aberto Paulino, da Coouxupé, Eunice Mendes, presidente da Camara de vereadores de Araguari, prefeito de Araguari, Marcos Coelho, Alysson Paulinele, ex-ministro da Agricultura, Coronel André Luiz Stangl Risse, comandante do 10º. Batalhão de Engenharia de Construção do Exército Brasileiro, entre outros.
Após o desenlace da faixa, que simbolicamente marcou a abertura para a visitação de mais uma edição da Feira, a comitiva de autoridades visitou toda extensão do evento e passou estande por estande.
No discurso de abertura da solenidade, entre homenagens e agradecimentos, o presidente da ACA, Nivaldo Ribeiro de Souza, destacou o desenvolvimento da Fenicafé ao longo destes 15 anos. “A Fenicafé cresce a cada ano e a sua realização é de importância fundamental para a cafeicultura brasileira”. “Poucas regiões produzem café irrigado. E essa irrigação promoveu, ao longo dos anos, a busca de alternativas por parte dos produtores e do aumento da produtividade. Isso faz com que pessoas de várias regiões venham conhecer os sistemas de irrigação e as técnicas que estão sendo agregadas”, completa.
Mais uma vez foi falado em união do setor. Segundo Souza, a cafeicutura deve se organizar levando propostas de políticas agrícolas que condiza com a realidade do setor. “Que nos próximos eventos estamos discutidos não a prorrogação de dívidas, mas técnicas que difundem novas tecnologias e aumente a renda para o produtor”, salienta.
O Fenicafé acontece de 24 a 26 de março no Pica-pau Country Clube, em Araguari. Mais informações podem ser obtidas no site: http://www.fenicafe.com.br
A feira é uma realização da ACA em parceria com Embrapa Café, Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Prefeitura Municipal de Araguari e Consórcio de Pesquisa de Café. Mais informações acesse: www.fenicafe.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário