quarta-feira, 24 de março de 2010

Viana propõe a retirada de 10 milhões de sacas de café do mercado


Para o secretário de Agricultura do Estado de Minas, Gilman Viana, essa retirada é necessária para que o mercado não fique ofertado e quando demandar, certamente haverá recuperação de preços e um aumento da renda do produtor

Durante a abertura da 15ª. Feira de Irrigação em Café do Cerrado, a Fenicafé 2010, o secretário da Agricultura do Estado de Minas Gerais, Gilman Viana Rodrigues, afirmou que o setor cafeeiro precisa urgente de políticas estratégicas eficientes. “E que política é essa. É necessário o equilíbrio da oferta e da procura, para isso é necessário que se faça à retirada de produtos do mercado e faça uma melhor política de estocagem. Não devemos ficar focados somente no custo e no valor da saca do produto, mas sim em todo contexto geral do setor”, destaca, dizendo que o mercado o mercado não suporta trabalhar com excesso de produto sem baixar o preço. “A minha proposta é que se retire 10 milhões de sacas da produção brasileira para o mercado não ficar ofertado e quando demandar, certamente haverá recuperação de preços e um aumento da renda do produtor”, afirma.
Rodrigues também destacou a importância da Fenicafé. “O mais difícil é organizar um bom evento com conteúdo cultural, tecnológico adequado. A Fenicafé também tem o viés político para não podemos ficar indiferentes ao mundo. A Feira de Araguari já tem uma história que a consolida e por isso atrai muitos visitantes. Não são pessoas da região que estão presentes a Feira; o Estado está aqui; o País está aqui. Porque ela tem uma fotografia que agrada a todos vem”, completa
A feira, que segue até sexta-feira (26), no Pica-Pau Country Clube, congrega simultaneamente mais dois eventos: o XIV Encontro Nacional de Cafeicultura do Cerrado e o XI Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada.
Mais informações podem ser obtidas no site: http://www.fenicafe.com.br
A feira é uma realização da ACA em parceria com Embrapa Café, Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Prefeitura Municipal de Araguari e Consórcio de Pesquisa de Café. Mais informações acesse: www.fenicafe.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário